Skip directly to content

Fontes de cálcio na dieta

O cálcio é um íon essencial e é o mineral mais abundante no corpo humano, responsável por cerca de 1 a 2% do peso corporal. Deste total, cerca de 99% são encontrados em dentes e ossos. Para a mineralização óssea são necessárias concentrações adequadas de cálcio.
O leite e os vegetais de folhas verdes são ricos em cálcio. Geralmente os produtos lácteos contribuem com cerca de 2/3 do cálcio alimentar, com vegetais, frutas e grãos suprindo praticamente o restante. Quando o consumo de leite e derivados (como queijos e iogurte) é limitado, outras fontes de Cálcio devem fazer parte da dieta habitual. Nesse sentido, a indicação de suplementos nutricionais poderá ser feita pelo médico. Não faça qualquer alteração na sua alimentação antes de conversar com um médico ou nutricionista.
Além dessas dicas, mantenha sempre uma alimentação rica em cálcio e tenha hábitos saudáveis. Consulte sempre um nutricionista, ou médico.

Referências bibliográficas: 

Biodisponibilidade de nutrientes / Silvia M. Franciscato Cozzolino [organizadora]. 5. ed. rev. e atual. – Barueri, SP: Manole, 2016.
Bases bioquímicas e fisiológicas da nutrição: nas diferentes fases da vida, na saúde e na doença / Silvia M. Franciscato Cozzolino, Cristiane Cominetti. -- Barueri, SP: Manole, 2013.
Baracat E, et al. Consenso brasileiro de osteoporose 2002. Rev Bras Reumatol. 2002;42(6):343-354.

 

Image: